Existe Amor Verdadeiro?

Compartilhar

Alma gêmea, príncipe encantado, amor verdadeiro. Isso existe? Depois de muitos relacionamentos desfeitos, muitas pessoas se deixam levar pelo pessimismo de que o amor verdadeiro é coisa de contos de fadas. Será mesmo?

O que é o amor verdadeiro?

Uma vez a humorista brasileira Dani Calabresa soltou a frase “Amor não é aquela coisa colorida onde tudo se encaixa, o nome disso é lego”. Dani está certa. No amor verdadeiro, muita coisa se encaixa, outras não. O amor verdadeiro requer um trabalho contínuo de polimento e aperfeiçoamento para que as partes que não se encaixem não incomodem tanto.

Sim, o amor verdadeiro existe, mas ele não é aquele que vemos nos contos de fadas, onde a princesa e o príncipe se apaixonam e vivem felizes para sempre sem ter de fazer o menor esforço para manter o sentimento vivo. Apaixonar-se por alguém e fazer com que alguém se apaixone por nós pode até não ser a tarefa das mais difíceis. A questão é manter este sentimento vivo e esse é o X da questão. 

O amor verdadeiro e a ciência

Se você ainda tem dúvidas, a ciência está aqui para eliminá-las. Um estudo feito com casais que estavam juntos há 20 anos e casais que estavam juntos há menos de um ano pode ser a prova que você precisa para acreditar novamente no amor verdadeiro. Os cérebros desses casais foram monitorados quando eles eram apresentados de seus parceiros e os resultados foram surpreendentes. Um entre dez dos casais maduros exibiram as mesmas reações químicas que os casais que estavam juntos há pouco tempo. Os cientistas chamaram estas pessoas de “cisnes”, pois o animal tem apenas um parceiro durante toda sua vida. Pode parecer pouco, mas é a prova cabal de que o amor verdadeiro existe.

[sc:artigos_relacionados]

Cultivando o amor

Como qualquer tipo de chama, o amor também precisa ser alimentado. E qual o alimento do amor? Errou quem disse que “romantismo” é a chave de tudo. Sim, ele faz parte, mas sozinha não consegue dar conta.

Para cultivar um amor, é preciso demonstrar constante respeito e atenção pelo outro. Encorajá-lo a seguir seus sonhos, não ter medo de criticá-lo se necessário. Já percebeu que os casais felizes sempre têm as mesmas características? Se respeitam, têm atenção um com o outro e se admiram.

Um casal que pode ser exemplo disso é Kate Middleton e o príncipe William. William encorajava Kate em seus projetos de trabalho e ela foi peça chave para que o príncipe continuasse seus estudos e não se acomodasse na sua posição de herdeiro do trono. Este é apenas um exemplo.

Por outro lado, podemos citar o casamento da atriz Sthefany Brito com o jogador Pato como o oposto. Ao casarem-se, Pato quis que Sthefany largasse sua carreira e todo o resto para acompanhá-lo na Europa. Sthefany abriu mão de seus sonhos. Ela, por sua vez, torrava o dinheiro do marido em compras. Assim como ela não demonstrou muito respeito ao gastar excessivamente, Pato também não agiu como um cavalheiro e continuou saindo sozinho para as baladas como se ainda estivesse solteiro. Cadê o respeito e admiração mútuos?

Uma boa dose de autocrítica também é muito bem vinda em relacionamentos. A autocrítica envolve saber ouvir críticas, refletir sobre elas e agir no sentido de diminuir e prevenir o que quer que esteja atrapalhando o relacionamento. Saber criticartambém é necessário: criticar é diferente de julgar e de humilhar. Na hora de criticar, a ideia é manter-se o mais imparcial possível.

O casal precisa investir na comunicação. Nada de ir dormir com raiva um do outro, de remoer mágoas e dizer que está tudo bem. Joguinhos com indiretas, provocação de ciúmes, tudo isso só atrapalha o relacionamento. É preciso que ambos se sintam seguros para falar de seus anseios, desejos, esperanças, sonhos, enfim, tudo o que for necessário para que a comunicação aconteça e seja constantemente estimulada.

Por fim, o amor verdadeiro só é assim quando as pessoas não desistem fácil diante das dificuldades. O carinho, o respeito, a admiração, a necessidade de estar com o outro, de fazer o outro feliz, são as molas que impulsionam o seu sentimento adiante.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você acredita no amor verdadeiro? Já encontrou o seu? Comente abaixo sobre as experiências e esperanças de sua vida amorosa.

4.7 de 5 (17 Votes)
Compartilhar

  • Eu tenho 17 anos é conheci uma garota de 15 anos é comecei a mim envolver com ela hoje estamos 1 ano é 4 meses juntos mais ela mudou muito derrepente não mim dar mais carinho só viver brigando comigo me maltratando é a família dela não aceita agente juntos ela preferia a filha dela fazendo besteira aí eu acabei de fazer uma besteira engravidei ela é ela mudou comigo eu sempre quis um amor verdadeiro que uma garota que cuida de mim que mim dar amor carinho atenção que sempre ficar do meu lado nas horas difícil que sentar conversa pra gente se entende que fecha comigo 10/10 quero muito uma garota assim eu quero um amo verdadeiro estou a procura ?????????

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Amor verdadeiro existe sou prova disso, conheci ele quando tinha 14 anos de idade e ele 19 namoramos durante um ano, mais eu era muito ciumenta e acabei afastando ele, eu terminou e depois começámos namorar outras pessoas mais sempre quando se encontrava o coração batia mais forte, acabamos nós envolvendo de novo quando tinha 18 anos e na época eu não namorava mais, ele continuava com a namorada dele. Até que ela acabou engravidando e eu dei um basta, ficamos sem se ver por mais de dez anos e acabamos por coincidência se encontrando e descobrimos que trabalhava na mesma empresa em lugares diferentes conversamos, e ele continuava com ela e eu também tinha casado, ele tinha dois filhos e eu tbm e ai acabamos nos envolvendo de novo, mais depois de um ano fui embora para o interior depois de um ano voltei e descobrir que ele tinha tido mais um filho e casado no papel, entrei em contato mais ele preferiu se afastar e eu entendi, depois chegamos a almoçar de pois de três anos mais não rolou nada eu achei que nunca mais íamos nós encontrar mais aquele sentimento esta guardado no fundo do meu coração, depois se passaram mais quatro anos e se encontramos no velório de um parente meu mais evitei o contato, msm que meu coração estivesse batendo mais forte.
    Depois de meses eu me envolvi numa colisão e ele passou e voltou para ver se eu estava bem, depois disso acabamos nós envolvendo de novo e esse sentimentos venho muito mais forte para mim e pra ele, não sei o que futuro nos reserva mais isso já faz quase 25 anos e nunca esquecemos um do outro apesar de esta casado com outras pessoas se isso não for amor verdadeiro eu não sei o que significa.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Cisne não troca e nem fica tendo outros cisnes. Sinceramente na minha opinião não é o tipo de amor realmente verdadeiro que acho bonito.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Acho que amor é como ganhar na loteria, nem todos vão ter a chance de tê-lo nessa VIDA. Mas, existe um amor que é possivel, o amor proprio!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Rapaz, vou contar oq está acontecendo cmg. Namorei com uma menina da época da escola, separamos e hj estamos casados com pessoas diferentes, mas de 2 meses pra cá entramos em contato e decidi pensar oq penso dela, até hj sou completamente apaixonado por ela, ela porém me falou a mesma coisa, ela disse q está apaixonada por mim também. Estamos casados com pessoas diferentes, porém apaixonados um pelo outro.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Não Acredito mais nisso. Tenho 22 anos e tive apenas dois namorados na vida, pois sou muito dificil de gostar, mas quando gosto é pra valer. Os dois me trairam sem que eu merecesse isso. Dessa última vez nem acreditei que fosse real, pois ele jurava pra mim que eu era única na vida dele e que ele não queria mais ninguém, dai do nada descobri um monte de coisas horríveis que ele fazia pelas minhas costas. Sinceramente, como alguém pode dizer que isso existe ? o cara me fez sentir única na vida dele e depois eu descobri que de única eu nunca fui e pelo visto nunca vou ser na vida de ninguém. As pessoas ficam com as outras apenas por conveniência, pra preencher algum tipo de vazio, ou apenas pra ter alguma companhia quando se sentirem sozinhas, mas é só isso.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • É difícil acreditar em algo tão perfeito como o amor, pois vivemos em um mundo cheio de erros e imperfeições. Eu tive uma experiência horrível... Sempre acreditei que sendo uma boa pessoa, coisas boas iriam retornar à mim. Sempre tentei viver o mais corretamente possível, e longe de mim querer magoar as pessoas. Eu até me sentia mal quando desejava qualquer maldade que fosse para alguma pessoa, por mais que ela merecesse, eu não deveria.
    Assisti filmes, desenhos e novelas que me mostraram cenas lindas sobre o que poderia ser o amor. Bom, aquilo tudo me fez criar uma expectativa quase que infinita sobre eu encontrar o amor da minha vida. Não julgava ninguém e qualquer um que me aparecesse eu iria respeitar e tentar algo com ele. Todos eles me fizeram acreditar que sou uma pessoa horrível. Até que um dia eu gostei de um rapaz, gostei de tamanha forma que o simples fato dele estar perto me fazia não querer pensar em mais nada além de me manter alí juntamente com ele. O problema é que a pessoa não sabia que eu gostava dela, na verdade poderia desconfiar. Eu fui observando essa pessoa, esperando o momento certo de dizer à ela o que eu sentia. Procurava nela detalhes que me fizessem crer que poderia sentir por mim o mesmo que eu estava sentindo. Tinha medo de não ser recíproco... Até que o dia finalmente chegou. Criei coragem, e mesmo estando inseguro, eu falei. A partir daquele dia, essa pessoa que eu tanto amava me fez sentir-se a pessoa mais idiota do planeta. Fazia de tudo pra me pôr pra baixo e me humilhar de todas as formas; desde provocações até tentar me fazer sentir ciúmes. Eu tentava fingir que não ligava, mas não adiantava, ela sabia que eu morria de ódio por dentro. Procurei evitar a pessoa, mas ela procurou não deixar que isso acontecesse.
    Hoje, ela foi embora pra um lugar melhor do que o lugar onde nos conhecemos, e aos poucos em tento esquecer que um dia gostei de alguém tão horrível, mas me dói saber que o sentimento ainda não passou. De vez em quando essa pessoa vai até o meu local de trabalho e faz provocações. Eu simplesmente tento ignorar e aturar tudo. Afinal, eu fui burro em ter dito algo tão profundo, um segredo tão só meu para a pessoa errada. Foi a pior burrada que eu fiz. Não desejo esse azar à ninguém, então deixo aqui meu conselho, que é um senso comum na verdade, já que é algo que todos sabemos... Nunca diga à alguém que você o ama sem antes ter a certeza de que é recíproco... Isso foi na verdade um desabafo. No fundo eu acredito que existe o amor verdadeiro, só preciso aprender a seguir em frente e encontrar meu caminho... Se nessa vida eu tiver que encontrar, será, caso contrário, irei aprender muito sobre o assunto...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Se apaixonar não é amar. Paixão é temporária , o amor, pela sua natureza é eterno e incondicional, ou seja, não se trata de uma troca, é aceitar do jeito que o parceiro é. Desconheço tal sentimento atualmente, é impossível existir um grande amor se o indivíduo sempre repete a mesma frase pra cada parceiro novo. Esse é o golpe mais antigo que existe, "eu te amo", aproveita e parte pra outra. Só trouxa cai nessa.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola! Quantas pessoas q nunca se apaixonaram de verdade ?e triste pois é tão maravilhoso amar verdadeiramente o oposto de nós! Eu sei o q e amor verdadeiro, aquele que balança a gente dá cabeça aos pés nos estremece a ponto de ter a impressão que o coração vai sair pela boca, as palavras quase não saem... é bem assim. Tenho 33 anos conheci meu amor verdadeiro e único aos 14 anos namoramos na adolescência e tivemos um rompimento triste ele foi embora do Brasil era quatro anos mais velho que eu ai fiquei só e foram 17 anos sozinha não tive nem um relacionamento sério, sólido com ninguém sempre quebrando a cara.A última vez que vi o meu amor foi em 2001 nos reencontramos hj 2017 o amor é tão forte e verdadeiro como nunca conseguimos viver no nosso passado hj somos felizes porém p viver o amor verdadeiro tem q ter força, dedicação, lealdade, franqueza, respeito, admiração, compreensão, e saber q as dificuldades estão ali p algum motivo q tem q ter fé pq se fosse fácil não seria possível ter a certeza de que realmente está no caminho certo p viver ao lado de quem ama de verdade! O amor verdadeiro existe sim!!!
    Creia!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu não sei mais se acredito no amor. Conheci um garoto incrível e maravilhoso. Com os mesmos sonhos que eu, e super educado, querido, amado, perfeito. Tinham proibido nosso namoro mas mesmo assim não desistimos, e continuamos juntos, nosso amor crescia a cada dia mais mesmo sem poder se ver tanto, já q era escondido, e todos elogiavam nosso amor como se fosse verdadeiro. E eu sentia que era verdadeiro mesmo e agradecia tanto a vida por isso. Até que então, ele começa a ficar ocupado demais com trabalho e tudo.... e começa a ser mais frio... e mais seco. Eu sou uma pessoa muito amorosa então me senti mal. Mas eu também ficava sempre me espetando na frente dele por eu não me amar. Então acho que isso mexeu com ele também. Mas só sei que, dps disso, a gente só brigava é isso só destruia a gente. Pedi um tempo pra ele voltar a ser amoroso de novo, pq estava me tratando de uma forma muito fria. Então eu só esperei ele voltar arrependido. Ele voltou mas na noite que ele voltou arrependido brigamos, é mais coisas foram desvendadas. Mas ele era tão ocupado que não tinha tempo nem pra conversar sobre nosso relacionamento. Então dei outro tempo, até essa fase toda ocupada dele acabar. Mas nesse tempo eu me senti mal de vazia pq senti q ele não me amava mais como antes. E o pior é que eu sim amo ele da mesma forma , mas se ele não me ama mais como antes, então não é amor verdadeiro? A fase dele ocupada Ainda não acabou não sei como vai ficar depois mas .... eu tive que bloquear o amor que sinto por ele, pra não parecer a única idiota. Me sinto vazia, pq se não for ele, eu não vou me casar com mais ninguém, e eu senti com todas as minhas forças que éramos para sempre sim. Mas agora, nem sei mais oq somos.... preciso de ajuda ... não sei mais oq fazer da minha vida. Pq mesmo apesar de tudo isso Ainda me vejo casada com ele no futuro. Mas agora... tá dando tudo errado e... não sei mais oq vai acontecer . Só queria alguém que me amasse da mesma forma q eu o amo. Não sei se ele tá falando tudo da boca pra fora pq ele está estressado... pq eu tinha uns surtos antes e ele aguentava com todo o amor. Só entrou nessa fase que tudo ficou uma bagunça. Não sei nem mais oq é amor agora.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu acredito no amor, só que joguei fora, no começo não queríamos namorar, chegou de mansinho e quando vimos estamos namorando,fiz muitas burra das bêbado com infantilidade, ele também fez mas nunca soube de traição nenhuma, eramos felizes juntos, sempre apoiamos e conversamos sobre tudo, eramos amigos alem de namorados, pensávamos em casa assim que eu me formasse, mas cada dia que chegava perto da formatura, faltando um ano começamos a entrar cada dia mais em conflitos que não se resolvia e deixamos pra lá, com a morte da minha mae entrei em deprimido por morar em outro estado longe da minha familia, uma semana depois da morte ele terminou comigo, afirmando que eu estava muito distante, uma semana antes das minha provas final da faculdade, em um mês conversando mesmo sendo infantil voltamos a namorar e parecia estar mas forte do nunca ai veio a doença da minha tia, do desemprego do meu pai foi complicado aquele momento, tinha o apoio dele mas o que ele queria não era mas o que o queria e isso foi nos afastando, eu tendo que amadurecer cada dia mais, dando plantões pra sobreviver, não demorou muito ele terminou de novo, aquilo me magoou muito, com a morte da minha tia que foi uma mae pra min tive que sobreviver longe de pessoas que eu amava, mesmo morando na mesma cidade que o ex ele fugia de conversa comigo, trabalhando no mesmo hospital foi difícil saber das besteira das que ele fazia, eu acabava fazendo algo parecido ficando com outras pessoas, hj já tem mais de um ano e vejo que existe sim amor, deixamos escapar por momentos besta!
    O que eu não acredito que tenha e um novo amor, mesmo ele ter me ignorado de lá pra ca as mensagem de reaproximação nem que seja como amigos!
    Hoje acredito que estamos sempre a procura de uma vida feliz só, mesmo tendo que amar por dois!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*