Existe Amor Verdadeiro?

Compartilhar

Alma gêmea, príncipe encantado, amor verdadeiro. Isso existe? Depois de muitos relacionamentos desfeitos, muitas pessoas se deixam levar pelo pessimismo de que o amor verdadeiro é coisa de contos de fadas. Será mesmo?

O que é o amor verdadeiro?

Uma vez a humorista brasileira Dani Calabresa soltou a frase “Amor não é aquela coisa colorida onde tudo se encaixa, o nome disso é lego”. Dani está certa. No amor verdadeiro, muita coisa se encaixa, outras não. O amor verdadeiro requer um trabalho contínuo de polimento e aperfeiçoamento para que as partes que não se encaixem não incomodem tanto.

Sim, o amor verdadeiro existe, mas ele não é aquele que vemos nos contos de fadas, onde a princesa e o príncipe se apaixonam e vivem felizes para sempre sem ter de fazer o menor esforço para manter o sentimento vivo. Apaixonar-se por alguém e fazer com que alguém se apaixone por nós pode até não ser a tarefa das mais difíceis. A questão é manter este sentimento vivo e esse é o X da questão. 

O amor verdadeiro e a ciência

Se você ainda tem dúvidas, a ciência está aqui para eliminá-las. Um estudo feito com casais que estavam juntos há 20 anos e casais que estavam juntos há menos de um ano pode ser a prova que você precisa para acreditar novamente no amor verdadeiro. Os cérebros desses casais foram monitorados quando eles eram apresentados de seus parceiros e os resultados foram surpreendentes. Um entre dez dos casais maduros exibiram as mesmas reações químicas que os casais que estavam juntos há pouco tempo. Os cientistas chamaram estas pessoas de “cisnes”, pois o animal tem apenas um parceiro durante toda sua vida. Pode parecer pouco, mas é a prova cabal de que o amor verdadeiro existe.

[sc:artigos_relacionados]

Cultivando o amor

Como qualquer tipo de chama, o amor também precisa ser alimentado. E qual o alimento do amor? Errou quem disse que “romantismo” é a chave de tudo. Sim, ele faz parte, mas sozinha não consegue dar conta.

Para cultivar um amor, é preciso demonstrar constante respeito e atenção pelo outro. Encorajá-lo a seguir seus sonhos, não ter medo de criticá-lo se necessário. Já percebeu que os casais felizes sempre têm as mesmas características? Se respeitam, têm atenção um com o outro e se admiram.

Um casal que pode ser exemplo disso é Kate Middleton e o príncipe William. William encorajava Kate em seus projetos de trabalho e ela foi peça chave para que o príncipe continuasse seus estudos e não se acomodasse na sua posição de herdeiro do trono. Este é apenas um exemplo.

Por outro lado, podemos citar o casamento da atriz Sthefany Brito com o jogador Pato como o oposto. Ao casarem-se, Pato quis que Sthefany largasse sua carreira e todo o resto para acompanhá-lo na Europa. Sthefany abriu mão de seus sonhos. Ela, por sua vez, torrava o dinheiro do marido em compras. Assim como ela não demonstrou muito respeito ao gastar excessivamente, Pato também não agiu como um cavalheiro e continuou saindo sozinho para as baladas como se ainda estivesse solteiro. Cadê o respeito e admiração mútuos?

Uma boa dose de autocrítica também é muito bem vinda em relacionamentos. A autocrítica envolve saber ouvir críticas, refletir sobre elas e agir no sentido de diminuir e prevenir o que quer que esteja atrapalhando o relacionamento. Saber criticartambém é necessário: criticar é diferente de julgar e de humilhar. Na hora de criticar, a ideia é manter-se o mais imparcial possível.

O casal precisa investir na comunicação. Nada de ir dormir com raiva um do outro, de remoer mágoas e dizer que está tudo bem. Joguinhos com indiretas, provocação de ciúmes, tudo isso só atrapalha o relacionamento. É preciso que ambos se sintam seguros para falar de seus anseios, desejos, esperanças, sonhos, enfim, tudo o que for necessário para que a comunicação aconteça e seja constantemente estimulada.

Por fim, o amor verdadeiro só é assim quando as pessoas não desistem fácil diante das dificuldades. O carinho, o respeito, a admiração, a necessidade de estar com o outro, de fazer o outro feliz, são as molas que impulsionam o seu sentimento adiante.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você acredita no amor verdadeiro? Já encontrou o seu? Comente abaixo sobre as experiências e esperanças de sua vida amorosa.

4.7 de 5 (17 Votes)
Compartilhar

  • amor de verdade não existe e nunca existiu, o nome disso é comodidade.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu desacredito que exista amor reciproco, (amor) vem de aparencia, nunca vi uma mulher muito lindah namorar um homem feio, ou ao contrario , musica sertaneja que influencia muito nossa cabeça falando de casais perfeitos ,que todos tem uma alma gemea, igual isso de amor a primeira vista como vai existir se vc nunca viu aquela pessoa na sua vida, nunca falou com ela , ela é baseada no que vcc esta vendo, ou seja na aparencia

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu acredito sim no amor verdadeiro , eu tenho o meu amor agora digo com toda a certeza que não foi dificil eu me apaixonar pois o meu coração grudou com o dele feito chiclete no primeiro dia que eu o vir amor pra toda vida . Espero que todos vocês vivam também um amor verdadeiro.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Gente, amor para ser verdadeiro tem que ser reciproco. E a outra pessoa não tem que estar em primeiro lugar na nossa vida, cadê a autoestima heim? Sofrer por um relacionamento que não deu certo é uma coisa, perder o auto-respeito e ficar se humilhando só vai piorar as coisas. Sabem por que? Quem ama jamais fará algo intencional pra magoar o outro! Pra mim amor e respeito caminham de mãos dadas, mesmo quando temos opiniões e gostos diferentes... Boa sorte e não se fechem, pois o amor pode estar do seu lado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Namorei um rapaz a 10 anos atrás, ficamos 1 ano junto ao a relação acabou ,ele seguiu a vida dele se casou ,eu segui a minha mas não mim casei , não consegui,entrei em alguns relacionamento mas não durava e logo mim afastava ,o sentimento que eu tenho por este rapaz é muito intenso,por 10 anos o amo ,chorei sofri demais, nos últimos 4 anos tomei a decisão de não mim envolver com mais ninguém pois não havia desejo nem interesse então desisti de mim relacionar, e meses 10 anos morando na mesma cidade não tivemos contato nem por telefone, então após 10 anos nos reencontramos e voltamos era tudo que eu queira e esperava focamos juntos por 5 meses, foram o melhores da minha vida,e aí do nada adoeci fiquei muito doente a ponto de não conseguir mim levantar da cama sozinha,aí do nada ele mim deixou ,foi embora depois fiquei sabendo que ele estava com uma ex , fiquei sabendo também que ele estava com ela e comigo, para mim foi quase o fim da minha vida,eu sei que existe amor d minha parte porque mesmo depois de tudo ainda o amo demais com mesma intensidade, quanto a ele foi tudo mentira juras promessa, declaração tudo mentira, não acredito em história de amor somente no amor individual , não entrei em depressão porque Deus tem mim fortalecido mas sinto que minha história de romance já não vai mais existe porque o amo e não consigo deseja querer ou mim interesse por outra pessoa este homem nasceu para mim fazer sofrer e eu nasci para ama-lo é o amor da minha vida e da minha morte

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Sou um jovem de 18 anos... Que se entregou de cabeça a uma garota. Tivemos uma relação muito conturbada e acabamos terminando, logo ela começou a namorar com outro, mas diz me amar até hoje. Uma história longa e triste... Porém o amor que eu sinto por ela é maior do que qualquer outra coisa. Mas passei dias horríveis... E isso me fez pensar que o amor verdadeiro pode até existir, porém não é pra qualquer pessoa. Para mim, amor não passa de uma palavra sem significado... Infelizmente.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu não acredito no amor. Pois faz quase um ano que meu ex terminou comigo, eu não queria o amava muito, ficamos um ano e meio juntos. Ele quem me pediu em namoro, dizia que me amava também que ficariamos juntos pra sempre não importa o que acontecece, mas eu sempre desconfiei dele, era bom demais pra tudo aquilo que ele dizia ser verdade. Até que ele foi se distanciando de mim cada vez mais, não queria me ver, quando nos viamos ficavamos pouquíssimo tempo juntos, mal conversavamos e só brigavamos, até que ele largou. Eu fiquei sem chão sem saber o que fazer da minha vida pois o amava muito e nao podia acreditar que ele tinha feito isso. Logo ele ja começou a sair com amigos, beber, ficar com outras, e eu querendo morrer nao saia, só chorava. Minha vida praticamente parou, eu ia atras dele ele me dizia coisas horríveis, me humilhava, maltratava, me xingava e eu magoada com tudo aquilo . Ele me usou nunca me amou, fingiu tudo, nao tinha sentimento nenhum, mentiu e me traiu também, hoje nao vou mais atras nao nos falamos mais, porém nao o esqueço. Por mais que ele tenha feito horrores comigo tenha sido tão desumano e canalha, sinto que ainda o amo e choro até hoje penso muito nele. Nao sei mais o que fazer, nao consigo me interessar por mais ninguém, e o pior de tudo, nunca vou esquece-lo. Nao estou aguentando tanta dor, tanta tristeza.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Chamamos de amor as necessidade que buscamos no outro,, pode ser o sexo, o carinho,, a amizade,,,Mas quando isto acaba ou nos suprimos do que estavamos precisando isto vai se esfriando,,ate acabar,ou seja, sempre falam que amor é eterno,, então nao era amor,,e se o amor precisa de perfeiçao e somos impefeitos ele jamais vai existir, ate por que ele sempre estara buscando algo perfeito, que nao existe em nos,,Confundimos felicidade em sermos preenchidos em nosso vazios intimos com amor,,,Amor nao existe,,se existisse a pessoa que nos diz amar jamais nos deixaria ,,O que acontece é que quando o outro nao preenche mais aquela necessidade acaba se acomodando,,casos como ,,,a eu consegui o que buscava,,agora ele ,ela nao me preenche mais, vou busca em outro,outra,,,E assim a vida continua,;;
      Se existisse as pessoa te aceitaria e amaria vc nos seus erros,,te ajudando a aprender a caminhar certo neles,,Mas o que mais ocorre é o afastamento;;

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Eu tenho certeza que o amor verdadeiro existe ja vi várias vezes ele bem diante dos meus olhos, conheço muitos casais que me provam isso, agora acredito está vivenciando ele tbm. Quanto ao seu caso espero que um dia vc o vivencie algum dia, mas aconselho vc a mudar, pq vc msm disse que " mas eu sempre desconfiei dele, era bom demais pra tudo aquilo que ele dizia ser verdade" você não acha q a sua desconfiança é que tenha causado tudo isso? Pq se vc não acredita na pessoa, vai chegar um dia q ela vai cansar de ti fazer acreditar, pense nisso.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • O amor verdadeiro existe e eu sou a prova viva disso.
      Só não chegou ainda para vc. Uma pena
      Boa sorte

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • CONCORDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MC AMOR VERDADEIRO DISSE TUDO AGORA
    É NOISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • SABE O QUE EXISTE ?
    NÃO SABE?
    ISSO AQUI OOOO:
    QUE MAMAR NA CAPITIVA OU QUER MAMAR NA VERA CRUZ AI AI AI AI AI AI AI AI UI UI
    NOVINHAS GOSTAM DISSO PARA O AMOR VERDADEIRO
    FICA A DICA AI PRA GERAL
    ASS: MC AMOR VERDADEIRO

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu tô passando por um momento difícil, conheci uma pessoa maravilhosa só que nosso relacionamento eu as vezes tratava ele com ignorância sem saber o por que.Ficava com raiva do nada por ele ser brincalhão e isso eu fazia sem querer e quando via já tinha magoado.
    íamos completar agora dia 15 de abril 10 meses juntos, mais pelo visto meu relacionamento acabou , pois ele pediu essa semana pra pensar(não sei se isso ajuda muito, pois ele diz que não senti mais aquela falta que sentia) não sei o que pensar mais.
    Já fiz de tudo pra tentar corrigir o que fiz, por isso tava procurando algo que podesse me ajudar, se existe a possibilidade de um dia ter volta, pois sei que sempre fui fiel e única coisa que estragou nosso relacionamento foi essas minhas atitudes.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu tenho dúvidas quanto a isso. Amor verdadeiro é quando o casal se admira, se respeita, se preocupa um com o outro, bota a outra pessoa em primeiro lugar.. E quando lutam contra as dificuldades por mais que sejam difíceis p se manterem juntos. A minha opinião, hoje, é de que NÃO existe. Pode existir amor verdadeiro de uma pessoa só, agora recíproco, eu acho que não. E se existir algum caso, eu não conheço.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Concordo plenamente, o amor, pela sua própria natureza deveria ser incondicional e eterno. Como pode ser amor se o indivíduo já teve 20 parceiros e jurou amor a todos eles? Talvez esses que dizem existir estejam no estado mental de Madre Tereza, amando todo mundo ou então não passam de golpistas atrás do próximo otário.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Se ele teve 20 parceiros, esse amor que ele jurou não era verdadeiro, era um amor distorcido...conheço vários assim...se fosse verdadeiro, como diz o texto acima, essa pessoa não teria trocado tanto de patceiros assim, isso mostra que ela não possui nem amor próprio, fica querendo preencher vazios com outras pessoas, quem dirá pelos outros

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*