Você se lembra da primeira vez que aconteceu? Quando se olharam nos olhos. Você não pretendia encarar, mas aconteceu automaticamente. Você não queria que fosse óbvio, mas não conseguiu não olhar outra vez. Bem, isso é algo que acontece com quase todo mundo. Você passou por isso e suas amigas também. Mas a questão é, será que isso leva ao amor?
Ficar apaixonado por alguém certamente faz pensar que é amor. Bom, se for isso mesmo, então é hora de parar de brincar e encarar a realidade. O erro mais comum que as pessoas têm é confundir amor de verdade e paixão.
Quando se sente atraída por alguém você acaba dizendo “acho que estou amando”. Você sabe realmente o que é o amor de verdade? O que quer que seja, não é o mesmo que paixão. Ambos são emoções intensas que se sente por outra pessoa, mas diferem em amor real, intensidade e resultado final.
O amor pode ser descrito como um sentimento de intensa afetividade por outro, enquanto que paixão é simplesmente ser levado pela excitação. Para não complicar mais as coisas, vamos resumir nas dez diferenças entre paixão e amor de verdade que te ajudarão a decidir abaixo.
Conflito é parte do relacionamento. Existem momentos em que se acaba discordando sobre certo ponto, o que leva a discussões intermináveis. Entrar em conflito é normal, mas saber como lidar com eles não é tarefa fácil. Quando se tem amor de verdade, conflitos acontecem, mas se ama tanto o parceiro que é ele é mais importante que simplesmente ganhar um argumento. Mesmo que seja uma discussão interminável, acabarão acertando as coisas.
Se uma discussão está fazendo você se sentir negativa sobre o outro, se acabam brigando sobre qualquer pequeno assunto, se sua visão da pessoa está mudando com o tempo, então certamente não é amor de verdade. Isso não significa que amor não envolve conflitos, mas ele está acima de todos os sentimentos. Brigas de egos não afetam o relacionamento, diferentemente de paixões.
Outro fator interessante que distingue o amor de verdade da paixão é a singularidade. Quando estamos amando alguém totalmente, essa é única pessoa com quem queremos estar. Você faz todos os seus planos para o futuro com ele. Vocês sonham passar a vida juntos.
Enquanto isso, por paixão ser somente uma atração, pode acabar mudando de uma pessoa para a outra. Hoje você gosta de alguém e no outro dia se sente do mesmo jeito por outra pessoa. Seus sentimentos facilmente mudam de um para outro. Então tenha cuidado, caso esteja com alguém mas ainda queira o outro, isso não é amor.
É muito certo dizer que amar é comprometer-se. Quando as pessoas se amam, elas apoiam umas as outras. Elas se preocupam, e tudo envolve os dois. Já a paixão é gostar de alguém por fora. Envolve apenas egoísmo. É sobre realizar somente seus desejos. Você pode tentar ajudar somente para impressionar a outra pessoa, mas genuinamente você não tem essa intenção. Você não sente vontade de apoiar a outra pessoa. Tudo que você quer é impressionar a outra pessoa e mostrar sua inteligência.
Quando ama outra pessoa, você a aceita por completo. Você a amaria com todo o coração, ignorando ou aprendendo a viver com os defeitos da outra pessoa. Vocês respeitam a natureza um do outro. Você dá espaço para que a outra pessoa seja ela mesma.
Entretanto, quando é paixão, você cria uma imagem perfeita de quem gosta. Você quer que seja exatamente igual à imagem que criou. Até o menor defeito nessa pessoa pode te afastar dela. Então, o amor de verdade faz com que ame seu parceiro de todas as formas. Portanto, não confunda com paixão.
Distância é um teste para o amor. Relacionamentos a distância são raramente bem sucedidos. Pode acontecer de um dia você precisar ficar longe do seu amado por um período de tempo. Bem, é nessa hora que você pode testar se seus sentimentos são de paixão ou amor de verdade.
O amor é paciente. Não termina com a distância. Mesmo estando longe, os seus sentimentos serão os mesmos. Esse período de distância pode até desabrochar o seu amor. Se a distância criar problemas para você, e sentir que o relacionamento está perto do fim, então definitivamente não é amor de verdade.
[sc:artigos_relacionados]Quando está amando, você se sente incrível. Você se sente no topo do mundo. Tudo que quer é passar tempo com seu parceiro, independente de sua rotina. Quando se ama, você continua sendo a pessoa que é. Não faz mudanças em si mesmo. Sentir-se confortável é um ponto importante. Você deveria sentir-se livre para se comportar como é. Quando se ama não se envergonha com seu parceiro.
Enquanto isso, paixão é um sentimento forte de atração. Isso o faz se sentir consciente em frente a outra pessoa. Você não consegue ser você mesma. Você tenta fingir ser outra pessoa para passar uma boa impressão.
O amor acontece sob o princípio da confiança. Quando se ama alguém verdadeiramente, você automaticamente confia na outra pessoa. Segurança não é um problema no amor de verdade. Você se sente a salvo e seguro nos braços de quem ama. Você sabe que foram feitos um para o outro.
Por outro lado, paixão leva à insegurança e pode tentar controlar o outro através do ciúme. Isso não significa que o amor não envolve ciúmes, mas é menos frequente e severo. Ciúmes significam possessividade. É uma explosão de emoções. Amor de verdade não age assim.
É necessário ter uma faísca entre duas pessoas para que se amem. Além de química, devem ter similaridades. Para amar alguém, ser compatível é um ponto forte. Você pode ter sentimentos fortes por alguém que acabou de conhecer, mas amor leva tempo para acontecer. Não é instantâneo.
O amor precisa de química, mas também outros fatores, como caráter e personalidade. Você percebe suas opiniões em assuntos como religião, família, dinheiro e amigos, e também sobre o passado. Quanto mais têm em comum, maiores as chances de se amarem. A história sobre química repentina pode acabar somente em paixão, porque o amor de verdade leva tempo.
Você olha para uma pessoa e a acha atraente. Você sente vontade de encarar essa pessoa porque está encantado pela sua beleza. Bom, isso não é amor, porque amor não começa por boa aparência. Isso só fará você perceber as outras qualidades de uma pessoa. Não existe “amor à primeira vista”. Somente a paixão acontece simultaneamente.
O amor nasce com o tempo. Gradualmente, depois de se conhecerem, as pessoas começam a se amar. Amar alguém não é instantâneo. Por outro lado, paixão acontece de repente e acaba com o tempo.
Obsessão talvez seja o mesmo que paixão. Você parece obcecado pelo outro e não quer abrir mão dele. Você que passar todo o seu tempo com a outra pessoa limitando seu círculo social. Você tem medo de várias coisas. Tem até medo de perder a outra pessoa. Tudo se resume a pensamentos entrando e saindo de sua cabeça. Ao contrário, o amor de verdade vem do coração, evocando sorrisos e carinho. É conhecer que seu coração pertence ao outro e que seu amor é recíproco. É um sentimento compartilhado.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]
Eu conheço uma pessoa ha uns 15 anos. E nessa época essa pessoa se interessou por mim, mas não aconteceu nada entre nos. Já tivemos muitos encontros e desencontros mas nunca tivemos nada. Agora nos reencontramos de novo e pela primeira vez o cara teve coragem de vir falar comigo(pois quando nos conhecemos ele pedia a outras pessoas pra falar comigo) e hoje o cara diz q a primeira vez q me viu sentiu um amor tão grande por mim, tão grande, e diz q ainda sente um amor tão grande por mim, diz q largaria tudo pra ficar comigo. Estou em duvida se isso e amor ou paixão já q nunca tivemos nada e nunca convivemos juntos. Eu queria muito saber o q realmente ele sente.
Sim, eu estou nmrd a distância um menino q eu conheci no jogo mn eu nunca vi ele pessoalmente veio mas eu amo muito ele mn queria tanto q ele estivesse aqui cmg ? fz 7 meses ou 8 meses q tamos juntos
alguem por favor me ajude la no wpp pq aq nn vou achar o ite dnv, me chamem la para me ajudar, 49988110244 meu nome eh thiago
ola meu nome eh thiago eu tenho 15 anos e tenho a mais pura ctz q achei o amor da minha vida, eu to na vida de baladeiro des dos 9 anos de idade (si me meti com drogas a essa idade) e sempre fui usando e indo pra festa, sempre comia as mina e falava fdc, iludia elas, fazia as piores coisa do mundo com meninas mt gatas, da no inicio do conheci uma menina chamada Brenda, por um like num meme aleatorio, comecei a da like nela e pah, tudo o mesmo estilo, mas foi diferente, vi q ela tinha algo especial q me encantou de um jeito que..... a gente ta namorando a 4 meses, dia 29 vai fzr 5 e de umas 2 semanas pra ca parece q nosso amor se esfriou, e eu nao sei pq, o problema nao eh ela eh eu,a na vdd nn tao eu, eh meu pensamento, eu fico pensando q se deixar ela como ela vai se sentir sabe? tipo q eu nao amo mais ela, mas doi qnd penso nisso, e eu nao consigo parar de pensar, lembro do nossos momentos juntos e acabo parando de pensar nisso, mas dps eu penso dnv q nao amo mais ela mas na vdd eu a amo muito e ela tbm pq pelo oq tudo q passamos nenhum casal da nossa idade passaria e ainda amaria com tamanha intensidade, mas esses tempo ta mt estranho pra mim cara eu tenho medo de deixa-la pq eu sei q a amo ela, so meio q acaabei escondendo meu amor por ela, pq ela me magoa sem nem perceber, dai eu fico mal, nn demonstro pra ela nn se sentir culpada, dai faço algo pra tentar esquecer essa magoazinha e noto q tipo (ta suave) e fui acostumando, eh embaraçoso mas pra mim eu so escondi oq sentia por ela mas tenho ctz q eu a amo, por favor me ajudem a mostrar esse amor de volta pra mim, nao flnd q eh paixao ou amor, mas so mostrando como fzr dnv esse amor aparecer, pq mano ta na cara todos percebiam e agr todos percebem q tbm eu deixei de amar ela mas so escondi esse sentimento...
tenho uma complicaçao eu to amando uma moça a gente tem uma ligaçao muito forte quando nos olhamos quando nos tocamos 'e como se estivessemos no paraiso sentimos algu incrivelmente maravilhoso quando nos abraçamos nao consseguimos ver o tempo 'e amor de verdade! mas o problema 'e que sou mais velho que ela e a mae dela nao quer aceitar nosso relacionamente, estamos sofrendo por que respeitamos `a familia isso faz parte do amor o respeito pelos pais, e estamos sofrendo muito com sentimento guardado e nao existe outra pessoa pra gente o que sentimos e que somo um do outro! alguem pode me dizer algu pra me levantar como resolvo essa situaçao tranquilamente?
Entao eu namorei com um cara e ficamos juntos 1 ano e 2 meses so que nesse tempo tivemos muitas idas e vindas, e por fim no dia 17 de dezembro do ano passado terminamos de vez e eu era louca por ele amava muito ele, muito mesmo, e tinha esperança da gente voltar, ate que o tempp foi passando e nada, ai descobri que ele começou a namorar minha "ex amiga' que nuncaa foi amiga e isso me magoou bastante mas pensei "se ele conseguiu superar eu tambem consigo" ai quando foi no dia 25 de janeiro conheci um menino que eu ja tinha interesse curtia tudo meu e etc...Ate que nos conhecemos e ficamos e depois disso começamos a "namorar" e a gente combina demais ! Ate que umas semanas atras meu ex me procurou dizendo que me amava e tals e eu fiquei em choque nao sabia oque fazer ate que ele me beijou e eu fiquei mal porque estava com aquele outro carinha ai terminamos e um detalhe minha mae me apoia com meu ex e nao com o atual ai depois disso voltamos ( eu e o atual )porque nesse meio tempo senti falta dele e ele me ama de verdade da pra perceber e gente eu nao sei de quem eu gosto se eu estou com um (o ex) sinto falta do outro e se estou com o outro sinto que me a vida e ao lado do ex, me ajudeeeeeeeem, e quando fico sem ele (o atual ) sinto muita falta, sinto que nós precisamos um do outro ou ele precisa de mim, e o ex é o certinho e o atual é o errado por isso minha mae nao gosta, entende meninas (os)? Nao sei oque sinto e outra eu me preocupo demaais com os dois, e cara quando nao sabe que caminhi seguir os dois que ir esta errado e eu nao fiz isso
podemos amar uma pessoa sem conhecer pessoalmente?!
Pergunta engraçada, viu... Estive me perguntando a mesma coisa rsrs. Acho que eu amo uma pessoa que só conheci pessoalmente cinco anos depois. Nunca o esqueci ao longo desses cinco anos. Até me casei com outro, até me apaixonei por outras pessoas, mas sempre estava olhando o perfil dele. Agora estávamos ambos solteiros e eu resolvi ir atrás. Bom, acho que o amo de verdade, mas duvido que eu seja correspondida =(
Minha história é igual a história do cara que se manifesta como perdido
A minha historia Nerinda, lamentavelmente para mim, era na verdade a mais velha historia que todo ser apaixonado se recusa a ver: Mentiras, iniquidades e traição.
Hoje, apos a descoberta dessas traições a deixei ir, ela se arrependeu e pediu para voltar, estamos aparentemente vivendo bem.
Eu a amo, e tenho que lutar constatemente com o mostro que habita dentro de mim, que insiste em transformar o meu dia em ressentimento e magoa.
espero realmente que a sua historia não tenha esse desfecho que teve a minha.
Esse comentário vai para os adolecentes. Me sinto na obrigação de ajudar os garotos que se complicam com garotas como aconteceu comigo no passado. Tenho 32 anos e demorei demais pra me ligar como conquistar alguma garota. Na verdade, esse conselho vai tanto para garotos como para garotas. Tudo que é fácil, não tem graça. Lembro até hoje e jamais esquecerei de uma uma garota da qual eu estava afim no colégio(segunda série do segundo grau). Já gostando dela, eu a elogiava, dava conselhos e sempre estava a disposição dela quando ele precisava, pensando que isso faria com que ela se apaixonasse por mim. Engano meu. Todas vezes que fazia isso ela me esnobava. Quando ficava com outras garotas ela se irritava(não significando que ela me amava, mas sim, que ela estava perdendo o refúgio dela). Certa vez em sala de aula ela se virou pra tras(sentava na carteira da frenta da minha) e pediu, "ti, voce ficaria comigo". Eu como bobo apaixonado disse de prontidão, "sim". Depois disso, ela começou a me menosprezar porque percebeu que eu já não era mais um desafio pra ela. O ser humano, tanto homem como mulher, gosta de desafio, tudo que é fácil, NÃO tem graça(nessa época uma garota lina gostava de mim, mas eu não tinha interesse nela). Comecei a perceber que as garotas com quem eu ficava, eu não idolatrava. Então comecei a tratar as meninas com quem eu queria ficar com certo "desprezo" e sempre deu certo, mesmo fingindo que estava desprezando, quando na verdade estava louco pra desabafar o quão linda e legal era.
A DICA É... NÃO DEIXE ELA OU ELE SABER QUE GOSTA DE VOCÊ, PROVOQUE A DÚVIDA. QUANDO ELA OU ELE PROVOCAR, IGNORE, OU TIRE SARRO DA TENTATIVA DE TE PROVOCAR. JAMAIS SE DEIXE ABALAR POR UM TESTE QUE A PESSOA QUE VOCÊ GOSTA FOR FAZER SOBRE VOCÊ. Com o tempo vai perceber que a pessoa amada vai tentar te conquistar, assim virando o jogo.
Essa é a dica de uma pessoa que sofreu por amores não correspondidos e tem certeza de que a solução(por experiência de vida) é SE VALORIZAR.
Sou mulher, tenho 31 anos e não concordo com você que amor seja difícil. Amor de verdade, amor mesmo, é fácil. Quando uma pessoa tem maturidade e evolução espiritual suficientes, ela sempre retribui o amor com mais amor.
O que acontece é que as pessoas movidas à inveja, egoísmo e vaidade sempre irão preferir o que é difícil, irão preferir a conquista, pois, conquistar algo difícil alimenta o ego delas. Pessoas inseguras e com baixa autoestima também irão correr atrás se forem desprezadas, pois dependem da aprovação do outro para se sentirem bem consigo mesmas. Isso é amor? A pessoa te ama ou está apenas sendo egoísta e fútil?
Eu jamais correria atrás de uma pessoa difícil. Se a pessoa, na terceira ou quarta tentativas me desprezar, eu não tento mais e não há o que ela possa fazer para que eu volte atrás, simplesmente porque eu percebo que a pessoa não está fazendo isso por amor, mas sim, por um sentimento de inveja, egoísmo, vaidade ou insegurança. E eu quero ser amada.
Não gosto de joguinhos, a pessoa começou a jogar comigo ela vai me perder. Namorar alguém como eu seria ter paz, tranquilidade, segurança, afeto. Seria ser feliz. Eu não sinto ciúmes, pois não sou possessiva. Meu amor é generoso, puro e nobre. E eu amo as pessoas facilmente porque tenho muito amor dentro do meu coração.
Sabe o que é amor? Jesus é amor. Ele é tão puro amor que amaria qualquer pessoa sem precisar conhecer. E, acredite, mesmo tendo muito amor, nunca traí NINGUÉM, isso acontece porque eu levo à sério meus compromissos.
Faça isso de ignorar uma pessoa, provocar a dúvida, ignorar, desprezar e atrairá pessoas possessivas, ciumentas, egoístas, vaidosas, inseguras... Se quer atrair uma pessoa madura, feliz e boa para a sua vida, demonstre seus sentimentos. Se essa pessoa for realmente boa, madura, feliz e nobre, ela irá te respeitar e, se for do interesse dela, irá te corresponder. E, se ela não te corresponder, jamais irá cair no joguinho do desprezo. Provavelmente ela ficará triste por você ter se magoado, mas nunca irá atrás de você e tentar te conquistar, pois ela não depende disso para se sentir bem.
Caro Criador do Amor,
Estou muita confusa e gostaria que me ajudasse. Eu namoro um moço faz quase 3 anos e gosto muuuito dele, sempre fomos chamados de casal perfeito por todos, pois gostamos muito da companhia um do outro, compartilhamos emoçoes e tarefas e quase não brigamos. Eu sofro cada vez q ele está triste e vice-versa, cuidamos um do outro e sabemos tudo um do outro.
Tem dois problemas, no entanto. Primeiro, ele é muuito ocupado e tem pouco tempo pra mim, , já falei com ele, ele disse q iria melhorar, mas mesmo assim não tem muito o que ele possa fazer, ele não pode largar o trabalho e estudos por mim e eu tento entender isso, mas é dificil, especialmente porque msm qnt temos tempo, queremos programas diferentes, ele não é muito aventureiro e tem bastante medo de tudo, por exemplo, andar de carro a noite, viajar, beber, fazer trilha, fazer escalada, andar de montanha russa... e eu simplesmente amo essas coisas, mas eu não posso obrigar ele a fazer elas comigo. E pra piorar, ele não é nada romântico, não desde o inicio do namoro..
O segundo problema é que eu tenho muita vontade de ficar com outras pessoas. Ele foi meu primeiro e único amor até hoje, e minhas experiências sexuais se restringem a ele, o mesmo para ele, só que, diferentemente dele, eu quero conhecer o mundo, não quero em pleno sec XXI ter feito sexo só com uma pessoa, e eu sei q isso é só físico, e to numa fase complicada de hormônios (tenho 20anos), mas a vontade é grande.
No meio de tudo, conheci um cara e acabei traindo meu namorado. Conversei com ele, ele entendeu, me pediu desculpas por não me dar atenção e perdoou a traição. Combinamos de dar um tempo pra eu tentar descobri oq eu quero. Só que estou muuuuito confusa: Será q eu amo ele? Se sim, porque eu ainda quero ficar com outras pessoas? E se eu voltar, será que o fato de sermos tão diferentes não vai me deixar insatisfeita pro resto da vida? E porque nesse tempo não estou sentindo tanto a falta dele? será q é pq ele disse que vai me esperar e pq eu sou forte, ou é pq eu na vdd nunca o amei?
Desculpe pelo texto grande e obrigada desde já pela atenção e disponibilidade.
Abraços