Como Lidar com um Amor Platônico?

Compartilhar

Ah o amor platônico… Que mulher, ao menos uma vez na vida, seja na fase adolescente ou na fase adulta, já não teve um amor impossível? Daqueles que se sonha acordada com um colega de sala, colega de trabalho ou algum cara que sempre encontra na fila da padaria? Pode parecer absurdo, mas todo amor platônico é assim. Geralmente são homens que as mulheres mal conhecem, mas simplesmente se encantam, fazem seu coração pulsar e o sorriso se abrir.

Essa paixão instantânea por homens que nem sabem da sua existência ou que não correspondem aos seus sentimentos pode ser bastante sofrida e dolorosa, principalmente se a mulher não souber identificar seus limites e saber a hora de parar de insistir ou imaginar.

Origem da palavra

Platão, filósofo grego que viveu por volta de 425 a.C. foi quem deu origem ao termo “amor platônico”. O amor é o tema central de sua filosofia e ele discorre sobre o tema em diversas obras, inclusive a mais célebre de todas denominada “Banquete” e também “Fedro”. Em ambas as obras existem pensamentos e afirmações que seriam a explicação perfeita para o que hoje chamamos de platônico.

Nas obras fala-se de um amor impossível, distante e que existe apenas nas fantasias. O sentido retratado no livro é mais específico, apesar de hoje em dia o amor platônico ser utilizado de forma abrangente para explicar qualquer amor não correspondido. Esse sentimento seria então um desejo ou amor passageiro que sentimos por alguém, mas que deve ser o ponto de partida para um caminho de contemplação espiritual e intelectual, ou seja, a ascensão em direção à contemplação da beleza humana e exaltação da alma, eterna.

Distante ou perto?

Para Platão, o sentimento platônico pode ter relação com pensamentos eróticos presentes no mundo das ideias, mas que nunca devem chegar à consumação carnal e real. Se for assim, o amor realmente platônico seria aquele que não há toque e nem nunca haverá.

[sc:artigos_relacionados]

Geralmente esses amores são mais comuns em mulheres que se apaixonam por homens famosos (modelos, integrantes de banda, atores, etc) e, portanto, nunca terão a oportunidade de ter um contato físico e, mesmo se tiver, dificilmente se envolverão em um relacionamento com eles ou em uma experiência de uma única noite. Isso mexe com o imaginário das mulheres e grande parte delas tem ao menos um amor platônico desses, mas existem mulheres que podem ter vários ao mesmo tempo.

Por mais estranho que possa parecer, isso também pode acontecer em pessoas próximas. Homens proibidos como o namorado da amiga, marido da irmã, às vezes até o padrasto podem gerar amores platônicos, justamente por serem “frutos proibidos” e impossíveis – ou não – de serem consumados.

Nesse caso, esse amor platônico pode ser confundido com fetiches, pois geralmente gera bastante excitação nas mulheres. Porém, bizarrices à parte, algumas mulheres podem nutrir um amor platônico pelo seu melhor amigo ou algum outro cara próximo a ela, mas que não a enxerga da mesma forma ou que é comprometido e feliz com a outra pessoa. Essas mulheres podem nunca revelar o que sentem, mantendo esse amor secreto e surreal pelo resto da vida, enquanto algumas podem se atormentar tanto na dúvida que podem acabar se declarando.

Como lidar?

O amor platônico pode, de certa forma, ser bastante benéfico, pois estimula a criatividade, traz felicidade, sensação de prazer e bem estar; porém, tudo tem seu limite. Quando esse desejo e imaginação começa a confundir sua cabeça de forma que você não saiba mais discernir o real do irreal, como imaginar que o homem sente o mesmo por você apenas por te cumprimentar, e já imaginar mil situações como se fossem ter um futuro juntos com casamento, filhos e tudo que vem no pacote, cuidado!

Quando uma mulher começa a surtar ou faz de tudo para se aproximar da pessoa apenas para ter um momento próximo a ele, quando altera sua vida em favor desse homem, muda sua rotina ou seus objetivos de vida, ou seja, quando coloca esse “amor” à frente de si mesma e da família e amigos, isso pode significar que essa imaginação não é mais saudável. Enquanto o sentimento proporcionar diversão e pensamentos prazerosos e secretos, tudo bem. Agora, quando isso passa a alterar de fato sua vida ou mexer demais com sua cabeça, é melhor se afastar.

Tratamento psicológico

A neurose pode chegar a tal nível que a mulher terá que recorrer a um acompanhamento psicológico. Se você não estiver conseguindo se desapegar desses sentimentos e sensações por conta própria, realmente é aconselhável procurar ajuda profissional, pois isso pode estar ligado a alguma questão pessoal do passado, de explicação freudiana que apenas um psicólogo poderá desvendar.

Mas, antes disso, procure você mesma, com ajuda de suas amigas, superar esse idealismo. Uma forma de superar pode ser conhecendo e se envolvendo com outro homem que te satisfaça por completo ou, até mesmo, conhecendo o amado platônico mais de perto, pois conhecendo defeitos, manias e imperfeições, o encantamento pode se quebrar por conta própria. Então, apenas cuidado para não achar outra vítima para o seu louco amor platônico.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você tem ou já teve algum amor platônico na sua vida? Quem era essa pessoa? Você a conhecia? Como foi o desfecho dessa história, se é que já houve um? Comente abaixo!

4.2 de 5 (19 Votes)
Compartilhar

  • Olá, sou Joana, uma rapariga adolescente louca por um homem bastante mais maduro, uma apaixonada por suas músicas Prog Rock , sua banda fantástica e sua bateria giratória à fente do seu tempo, tudo isto é essência dele. Era verão de um anos difícil,mais precisamente 15 de julho de 2020,quando os meus olhos refletriram no coração da mimha alma gémea 56 ANOS MAIS VELHA QUE EU,Carl é o nome dessa criatura misteriosa e apaixonante, desde aquele dia que Cupido enfeitiçou o meu corpo e além, desde aquele dia em que eu olhei para aquele pisciano com olhar feito criança...eu explodi, eu choro, eu grito, eu sonho ah que sentimento estranho!...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tenho 35 anos e tava tendo uma paixão platônica por um homem que é 20 anos mais velho do que eu e que trabalha como veterinário. Tudo começou quando conversávamos pelo Facebook e pelo WhatsApp. Ele sempre me tratava bem, com respeito e isso fazia eu ficar nessa ilusão de que ele poderia me olhar com outros olhos. Há alguns dias eu resolvi me afastar, não responder mais as mensagens dele e deixar de segui-lo no Instagram para não ficar vendo suas fotos e quem sabe assim aos poucos deixando essa paixão platonica de lado. Bom, é isso.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Sou homem, mas me identifiquei com o texto, hoje mesmo descobri que meu amor platônico começou a namorar. Tá doendo agora ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • eu amo muito uma pessoa essa pessoa é atriz, pelo menos ja foi, fez malhação em 2010, e dez de 2010 eu tenho esse amor platônico até hoje, sou completamente viciada por ela, passo horas e horas vendo as fotos dela, qualquer pessoa que eu faço amizade eu tenho que comentar sobre ela, e ja falei muita merda fiz muita merda só pra ela me notar, ela me bloqueia toda vez que faço mais outro fake só pra a seguir e comentar as suas fotos, n sei eatamente o que ela pensa de min, mas pelo menos consegui chamar a sua atenção, n sei mais o que fazer, preciso de um psicologo, mas eu sei que a amo muito mesmo, n consigo parar de pensar nela, fico nervosa toda vez que ela me bloqueia!!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu tenho 11 anos estou na 5 serie ,e esse é o meu primeiro amor só que platônico n sei oque fazer eu sei quase tudo sobre elê (tudo oque vc falou)só que ele n me
    Nota e eu so muito tímida pra falar COM ele por favor me ajude oque eu faso

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Quando eu era criança, meu pai tinha um cliente com um filho da minha idade. Nos tínhamos uns 2 ou 3 aninhos, temos foto apredendo a usar o piniquinho juntos. Éramos amiguinhos, na casa dele tinha pomar e animais, conforme crescemos, quando meu pai ia atender o pai dele nos saiamos colher frutas e ajudar a avó dele a fazer a ordenha pra tomar leite fresco. Em um aniversário dele q eu fui, nos brincamos só nos dois por várias horas, não parecia q tinha outras crianças por ali, nisso nos tínhamos uns 7 anos, e ali nasceu minha paixão platônica por ele. Mas com o tempo meu pai parou de me levar junto na casa do cliente pq eu cresci. E eu e ele nos afastamos. Quando eu tinha 16 anos, a minha mãe entrou nos negócios com este cliente eu fui junto denovo. Bastou pra reviver essa paixão, só que dessa vez não houve dúvidas de q eu era correspondida, rolou uma química muito forte, todo mundo percebeu, só que eu tinha namorado e não deixei rolar, guardei esse sentimento pra mim. Há uns 3 anos atrás eu descobri o Facebook dele depois de muito procurar mas eu já era casada, tenho 23 anos, dois filhos e sou casada há 5 anos. Nunca esqueci esse homem. Uma paixão que quase nasceu comigo pq eu carrego desde quase um bebê, hj sou adulta e há mais de 20 anos eu ainda sonho com ele e sinto essa paixão me machucar as vezes pois no nca tivemos nada e acho que nunca vamos ter...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Sofro com isso há 20 anos tbm. Vou fazer 29 anos, sou casada, tive meu primeiro amor no ensino fundamental, aquela coisa inocente que vc se imagina em conto de fadas, e nunca deixei de querer revê-lo, saber como está, onde mora. Procurei ele por muito tempo. O problema é que era apenas eu quem gostava dele, ele gostava de outra e provavelmente nem sabe que eu gosto dele e talvez nem vá saber. Soube que ele tá casado e tem filho. Recentemente arranjei um reencontro de amigos que estudaram comigo no ensino fundamental (onde ele tava, claro) mas nunca o encontrei em facebook nem ngm sabia dele. Até que uma amiga me disse que o via e foi ela quem contou que ele tava casado. Achei o face dele e literalmente surtei, coração a mil, gritos, e aquela chama no peito. Quando vi o sorriso dele o qual eu nunca esqueci, nossa, meu coração palpitou. Hj ainda não tive contato com ele mas o amor e os pensamentos nele são constantes, fantasiando coisas que talvez nunca venham a acontecer :(

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Estou apaixonada pelo Gabriel faz uns 3 anos...e foi na igreja porque tocamos no ministério de louvor...só que antes eu tinha muito vergonha de falar para ele que gostava dele...e criei toda aquela ilusão que podíamos estar junto com família e etc.E de repente ele entrou em um relacionamento serio e fica muito difícil olhar para ele...pois vejo ele todos os dias na igreja...e também quando a igreja chama para os jovens sair juntos fico muito mal porque ele leva a namorada dele e não paro de ficar olhando para ele e fico pensando o que é que estou fazendo. E parece que a cada vez que eu olho para ele mais desejo tenho por ele...pois seu sorriso é lindo.E ontem quando eu estava no carro em um passeio
    da igreja percebi em seus olhos que ele está muito feliz, pois a namorada dele traz essa sensação para ele...e que comigo talvez ele não ia conseguir sentir essa felicidade...e na mesma hora doeu em mim...e que estava na hora de acabar com esses sentimentos para eu ser livre e amar alguém que realmente ser importe comigo e me ame. Eu sei que vou conseguir superar. Me desculpem o desabafo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bom e meio estranho isso que vou falar sabe mas gostaria que me ajudasem sou casada tenho 1 filha soque de uns tempos pra ca comecei a notar que a professora de natacao dela nao para de me olhar pensava que era pra me cumprimentar mas ela fixa os olhos em min e nao tira ate que eu por ser muito timida desvio e todo dia e assim me encara na entrada e na saida fora que a gente sempre chega no mesmo horario ja mudei meus horarios de levar minha filha por diversas vezes e ela sempre muda tamben ......ela e casada tambem nunca fui lesbica mais isso esta me incomodando isso nao sai da minha cabeca enfin pessoal e normal isso uma mulher ficar sempre olhando para a outra e todo dia a gente se encontrar no mesmo local me ajudem.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Preciso da ajuda de vcs....

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tive um amor platônico por um colega de escola. Fui apaixonada por ele do momento em que o vi, estavamos na 3° serie, até á 8° quando trocamos de escola e só o vi mais uma vez de relance depois disto. Quanto mais gostava dele mais me afastava, por fim já nem nos falavamos mais. Acho que ele nunca soube.O pior é que mesmo depois de tantos anos e de está casada e com filhos, sonho quase todas as noites com ele, e isso está me enlouquecendo. Sinto que mesmo depois de tantos anos isso ficou mal resolvido para mim, preciso dar fim nessa história. Acho que a minha covardia é o que mais me incomoda.Não quero nada com ele, só necessito resolver isso para dormir em paz. Procurei por ele nas redes sociais e não achei, já estou sonhando com ele quese todas as noites e tenho medo de dizer o nome dele quando estiver dormindo. Sabia onde ele morava antigamente mas não posso chegar lá e procurar por ele, e dizer o que? "a desculpa vim aqui só pra te dizer que fui apaixonada por vc ". Não sei oque fazer!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*